sexta-feira, 13 de abril de 2012

Linguagens artísticas no projeto Posthuman Tantra

POSTHUMAN TANTRA - BioCyberShamanism
Performance Cíbrida Multimídia
Edgar Franco & Grupo de Pesquisa Criação e Ciberarte FAV/UFG

O Posthuman Tantra pretende ser um casamento constante entre as criações artísticas em múltiplas mídias de Edgar Franco & o universo da música eletrônica. Desde sua criação o projeto já participou de dezenas de compilações em três continentes e lançou álbuns em parceria com a banda francesa Melek-tha, além dos CDs Pissing Nanorobots (Independente, 2004), Neocortex Plug-in (2007) e Transhuman Reconnection Ecstasy (2010) lançado pelo selo Suíço Legatus Records. O Posthuman Tantra foi um dos primeiros projetos de música eletrônica ambient do Brasil a assinar com um selo europeu. O Posthuman Tantra surgiu da necessidade intrínseca de pensar todos os aspectos relativos à “Aurora Pós-humana”, um universo ficcional multimídia inspirado pela emergência transumana e criado por Edgar Franco para ambientar suas criações artísticas transmidiáticas, das histórias em quadrinhos à instalação interativa.
As performances cíbridas do Posthuman Tantra tem sido apresentadas em eventos acadêmicos como 9# ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (Brasília, 2010)e 10 Dimensões da Arte e Tecnologia (João Pessoa, UFPB, 2010), assim como em eventos importantes do circuito nacional da música independente como II Woodgothic Festival (São Thomé das Letras, 2010) e 16º Goiânia Noise Festival (Goiânia, 2010).
A performance "BioCyberShamanism"" envolve som, projeções, realidade aumentada (RA) e efeitos de mágica eletrônica. Trata-se de um cyberitual que convida os expectadores a penetrarem em um mundo trasumano de reconexão com a essência cósmica. O projeto engloba aspectos da pesquisa de pós-douotorado em arte e tecnociência desenvolvida por Edgar Franco no LART-Gama/UnB, com bolsa do CNPq. Conta com a participação de integrantes do grupo de pesquisa "Criação e Ciberarte" ligado ao Programa de Pós-graduação em Cultura Visual da FAV/UFG.
Ficha Técnica:
POSTHUMAN TANTRA - "BioCyberShamanism" Direção geral: Edgar Franco.
Direção de vídeos: Luciana Hidemi Nomura & Edgar Franco.
Direção de HQtrônica: Edgar Franco, Matheus Moura & Fernanda Machado de Souza.
Efeitos de Mágica Eletrônica: Edgar Franco & Thaís Oliveira.
Desenvolvimento de aplicações em RA & face detecting: Jordana Inácio de Almeida Prado, Wagner Nunes Camacho de França, Pedro Ivo Freire Viera, Edgar Franco.
Auxiliar de palco: Rose Franco.
VJs: Gabriel Lyra Chaves, Fernanda Machado de Souza, Luciana Hidemi Nomura.
Performer Convidada: Thaís Oliveira.
Filmagem e Fotografia: Guilherme Mendonça de Souza.
Figurinos: Luiz Carlos Ferreira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário