quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

LINGUAGEM NA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO "PRÊMIO MÉRITO CULTURAL

Cerimônia de premiação do "Prêmio Mérito Cultural 2010", Biblioteca Municipal de Ituiutaba-MG


Dia 16 de dezembro, o quadrinhista Edgar Franco incorporou o personagem “Oidicius” mais uma vez, para receber o Prêmio Mérito Cultural 2010, concedido pela ALAMI - Academia de Letras e Artes de Ituiutaba.



A ocasião prestigia a atuação de Edgar como artista multimídia. Alguns dos trabalhos dele incluem o projeto musical Posthuman Tantra, HQs do gênero poético-filosófico, HQTrônicas (Histórias em quadrinhos eletrônicas), Arte Digital dentre outras, além de orientar programas de iniciação científica, onde um deles inclui projetos de figurinos para performance artística multimídia.


A cerimônia ocorreu na Biblioteca Municipal de Ituiutaba (MG).




terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

LINGUAGEM EM 10º DIMENSÕES: DIÁLOGOS EM REDE, CORPO, ARTE E TECNOLOGIA

10º Dimensões da Arte e Tecnologia, promovido pela UFRN & UFPB, em João Pessoa


O projeto “10º Dimensões: diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia” fez seu último ciclo de palestras de 2010 com a temática “Dimensão das Redes” em João Pessoa, da qual foi convidado o professor, performer e artista multimídia Edgar Franco que fez uma performance no dia 02 de Dezembro e falou sobre seu trabalho de SCI-FI Ambient, experimentações musicais em meio digital na mesa redonda do dia 03 de Dezembro no auditório 211 (Celso Paiva Leite) do CCSA da UFPB.



10 Dimensões é um projeto interinstitucional de parceria entre a UFRN, UFPB, IFRN e FAPERN apoiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Ministério da Cultura. Seu objetivo é incentivar a discussão e divulgação de trabalhos artísticos em novos meios tecnológicos. Com este objetivo são discutidos desde trabalhos de artemídia, passando pela tríade arte-ciência-tecnologia, até trabalhos mais ligados a interatividade, na chamada arte cibernética.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Linguagem no 9#ART

9#ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, Museu Nacional da República, Brasília-DF






 O principio do desenvolvimento das indumentárias para interação do personagem do Edgar Franco, “Oidicius”, pra atuar no projeto performático e musical Phosthuman Tantra, se iniciou com a customização de uma calça cargo masculina. Com alguns aviamentos, plugues P10 e couro sintético (feito à base de polímero com borracha das seringueiras) chegamos a uma conclusão do que definiria a estética do personagem. Mal tinha desenhado o resto das indumentárias que iria vir a complementar o visual do Oidicius e lá estava o Edgar Franco vestido com a calça no 9# ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia no Museu Nacional, em Brasília, no dia 11/11/2010.



O público da apresentação foi pequeno, mas seleto, pois incluía alguns dos mais importantes artistas e pesquisadores da arte tecnologia no Brasil, dentre eles destaco: Anna Barros, Rosângella Leote (Unesp), Malu Fragoso (UFRJ), Suzete Venturelli (UnB) e Milton Sogabe (Unesp).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Linguagem no Encontro de HQs

Linguagem no 1º Encontro de Quadrinhos na UEG de Anápolis 2011


O 1º Encontro de Quadrinhos no Centro de Documentação (CEDOC) da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis (UnUCSEH), realizada no dia 01º de abril de 2011 na Unidade da UEG com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Educação.



De acordo com a professora Lígia Carvalho, do curso de História e funcionária do CEDOC, o encontro foi fruto do projeto de pesquisa “História e Mídia de Massas”  desenvolvido pela professora e também pelo pesquisador, Ademir Luiz da Silva em conjunto com a UFG e o IEG.



O segundo Lígia Carvalho o trabalho teve por objetivo observar a presença de elementos tradicionalmente reconhecíveis como sendo matéria-prima de análise da ciência histórica (seja personagens, fatos ou conceitos) na construção da narrativa de produtos culturais da mídia de massa: filmes, livros, histórias em quadrinhos, vídeo games ou RPG.



Para os aficionados pela arte dos quadrinhos o encontro contou com exibição de videoclipes, desenhos, feira de troca de gibis usados, venda de gibis novos, uma reunião de professores e estudiosos para falar sobre quadrinhos adultos e infanto juvenis, mangás  e super-heróis, cosplay e a apresentação do projeto musical e performático multimídia “Posthuman Tantra” contando com o figurino desenvolvido por Luiz Carlos Ferreira da Silva (Aluno da FAV/UFG) para performance artística multimídia.



As palestras “Quadrinhos em História: a HQ como fonte para a História” com o professor Paulo Henrique Castanheiras Vasconcelos (IEG) e “Aurora Pós-humana: Processo Criativo de um Universo Ficcional Transmídia” com o professor Edgar Franco (UFG) fizeram parte da programação acadêmica do encontro.






segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Linguagem no Goiânia Noise Festival

Posthuman Tantra no Goiânia Noise Festival 2010




Posthuman Tantra, a banda sci-fi ambient  do artista multimídia, PhD em artes e professor da FAV-UFG Edgar Franco, na 16ª Edição do Goiânia Noise Festival 17/11/2010. Este ano o evento terá a participação de bandas como Krisium, Otto e a banda norte americana The Mummies.



No show o Posthuman Tantra apresentará canções do segundo álbum, Transhuman Reconnection Ecstasy, lançado esse ano pela gravadora suíça Legatus Records;



Tendo ainda outras linguagens artísticas como dois performers convidados, Flávio Takeshi e Thaís Oliveira, figurinista em linguagens artísticas Luiz Carlos (Alunos da FAV/UFG), dois Vjs: Luciana Hidemi e Gabriel Lyra (alunos do mestrado em Cultura Visual, FAV/UFG).




http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1289989793

Linguagem no Festival Internacional de Arte e Mídia

Solenidade e atividades de arte e mídia na Secretaria de Cultura de Anápolis

A celebração do lançamento do catálogo multimídia do IIFAM.




No terceiro ano de gestão do atual governo municipal, a Secretaria de Cultura de Anápolis inova, mais uma vez, em seus projetos e programação cultural, promoveu o lançamento do catálogo multimídia de arte e tecnologia do “II FAM”, Festival Internacional de Arte e Mídia, no dia 24/06.



Na antiga estação ferroviária, Praça Americano do Brasil foi realizado o segundo momento do lançamento do catálogo, o “Happening Estação Anápolis, a Instalação Performática Umidade, de e Brasília/DF, classificada para maiores de 18 anos;



Performance com o Posthuman Tantra, de Goiânia/GO e Improviso Holofractal #16: Alquimia de transes cíbridos pós-humanos, de Eufrasio Prates e Edgar Franco (Goiânia/GO).



 http://mapacultana.wordpress.com/2011/06/25/festival-internacional-de-arte-e-midia/


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

NÃO EXISTE DEUS SENÃO O HOMEM





“Não Existe Deus Senão O Homem”

Aleister Crowley

Após a seleção de alguns altos retratos para o desenvolvimento das imagens hibridas, foi executado os downloads da internet segundo a proposta poética, escolhida para a defesa conceitual interpretada visualmente pelas imagens. As imagens foram editadas usando o software de tratamento fotográfico “Photoshop”, para a definição estética que seguiria de uma fusão como determinada a proposta hibrida. Após a fusão de aproximadamente vinte e três imagens, entre fotografias de alto retrato e imagens da internet, se desenvolve cinco imagens hibridas aperfeiçoada esteticamente pelo domínio das ferramentas básicas do Photoshop para uma apresentação formal ao espectador.

As imagens híbridas parte de uma releitura da obra literária de Aleister Crowley, intitulado como “Leis de Thelema” ou “Os Livros de Thelemas”: incluída com todos os trabalhos da literatura filosófica e ocultista do autor. Aleister Crowley (1875 a 1947), nascido Edward Alexander Crowley, foi um influente ocultista britânico, responsável pela fundação da doutrina Thelema. Ele foi um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada, e conhecido hoje em dia por seus escritos sobre magia, especialmente o “Livro da Lei”, o texto sagrado e central da Thelema, apesar de ter escrito sobre outros assuntos esotéricos como magia cerimonial e a cabala.


Assim como qualquer livro ocultista, os livros de Thelemas de Crowley podem ter interpretações contraditórias segundo a idealização do leitor em relação a sua formação conceitual dualística. É comum interpretar estes livros de forma profana quando se prende a um contexto de dualidade clássica, onde se tem o “negativo deslocado do positivo” por uma questão dogmática, muito das vezes influenciado pela massa religiosa, negando a própria razão natural onde os opostos se atraem para um equilíbrio estável. Optando pela dualidade conceitual em razão da própria natureza individualizada do homem, onde busca as linguagens como uma categoria de signo, símbolos ou imagens que serve para que os homens se comuniquem. Esta comunicação de alto individualismo estabelece uma oposição aos padrões conceituais em massa que pode vi a ser interpretado pelo termo “Satanismo”. O Satanismo, ignorando os valores profanos, vem interpretar de forma personificada o termo “oposto”, o colocado poeticamente pelos que se identifica com o “dramático”, principalmente quando se tratam de valores estéticos, bastante influenciado nas literaturas, cinemas, filosofias, música e todas as formas de linguagens artísticas visuais.


A influencia cultural nos tempos modernos e contemporâneos e às vezes de maneira radical gera conseqüências negativas segundo sua interpretação de alto individualismo e esta relação da autoria individual com a sociedade que vem a se questionar as imagens hibridas digitais.


A obra de Crowley interpretada pelos fundamentos colocados como Satanismo é um estilo de vida, uma filosofia prática. A essência deste modo é a convicção de que nós retemos tudo, como indivíduos, alcançamos muito mais com nossas vidas do que nós percebemos pelo nosso alto reconhecimento. O Satanismo de Crowley é simplesmente o uso da forças ou energias para melhorar a sua vida de acordo com seus desejos sem uma influencia estabelecida por convicções pecaminosas negando a razão estabelecida pelos valores da própria natureza do individuo. De maneira externa ou interna ou as duas maneira se te convém:

Externa são a mudança de eventos externos, circunstâncias, identidade ou indivíduos conforme os desejos em relação as suas escolhas, determinando o que é mais direito de acordo com as suas idealizações com as conseqüências de suas escolhas erradas. A interna é a mudança da consciência, esta é essencialmente a investigação do alto reconhecimento. Satanismo, de inicio, é tudo o que fazemos conscientemente liberando nossa natureza sóbria, que é por fim empreendido na alta idealização do ser.


O Satanista está equilibradamente orgulhoso, forte e desafiante a oposição em massa e bem preparado para defender suas idéias onde se cria convicções de alta perfeição para reconhecer sua alta divinação, tendo as imagens divinas como uma personificação da variedade de personalidades que constitui e determina a individualidade do ser, ignorando o vulgo que se limita em uma convicção cega de dualidade clássica, invertendo todos os valores naturais, fixando o curso de nossa evolução consciente. Pelo contrário, o Satanismo é uma expressão natural do evolutivo ou prometeu e sua liberdade de escolha é um dos meios para nos fazer deuses em Terra e perceber o potencial que a mente possui dentro de nós.

O que vem entender como prioridade é que o Satanismo em seu nível mais alto se preocupar com o desenvolvimento do indivíduo, alto reconhecer como tal é uma parte necessária de alto desenvolvimento. O ser deve ser transcendido e estudado. Claro que tudo é uma possibilidade posta por radicalistas. Quando se fala em Satanismo, logo nos vem à mente homens vestidos de compridas roupas negras com um punhal na mão rodeado por velas pretas, sacrificando animais ou até um ser humano. Esta talvez seja a concepção de milhares de pessoas que conhece o termo Satanismo apenas pela lembrança herdada de filmes de terror ou de alguns livros cujo conteúdo é influenciado pela idade média.

No entanto o Satanismo moderno não tem nada que ver com essa imagem grotesca é mais um tipo de filosofia humanista. É verdade que existe este tipo de ritual que incluem sacrifícios de animais e vítimas humanas, ao contrário de algumas opiniões cépticas no assunto, há bastante evidencias para apoiar estes acontecimentos, mas são realizados normalmente por pessoas radicalistas desequilibradas psicologicamente, sem a menor idealização das conseqüências negativa discorridas por este tipo de atitude. Entretanto o Satanismo mais conhecido hoje em dia foge radicalmente dessa concepção. A filosofia Satânica moderna é caracterizada pela busca do hedonismo e pela rejeição a toda forma de dogmas Cristãos, é uma rebelião ao sistema cultural religioso em massa atual. Que tende a oferecer ao ser humano uma liberdade irrestrita no que tange as normas de comportamento e moral estabelecidas, chocando-se claramente com a filosofia da massa cultural religiosa.

Devido à mudança de paradigmas em nossa geração o Satanismo ganhou bastante campo e está conquistando um grande número de adeptos vindos das mais variadas classes social em busca de seu aprimoramento individual. Os jovens são talvez o grupo mais vulnerável a embrenhar no submundo desta filosofia, que cada vez ganha mais espaço e valores híbridos com outras filosofias de culturas distintas devido à globalização contemporânea. Haja vista Aleister Crowley ser só mais um, dentre os muitos divulgadores desta filosofia em seu livro.

A idéia de elaborar imagens híbridas do meu alto retrato estabelece sua tipologia, encontrar as leis de funcionamento das suas diversidades individuais em cima do diálogo colocada pela literatura de Crowley segunda a interpretação acima.

Para esta interpretação focada na “divinação do alto individuo” sugere um analise interpretativo de uma frase em individual de Crowley: Não Existe Deus Senão O Homem. Onde foi colocado o meu alto retrato em deuses de nações variada e distintas, criando a interpretação visual colocada por Crowley.

As imagens seguem a composição estética e simbólica das seguintes divindades: Anúbis do Egito, o Shiva da Índia, o deus Loke Nórdico, o deus Romano Baco e o Exu dos cultos Brasileiros. Relacionado à poética visual das imagens hibridas com o livro de Crowley estabelecemos as personificação segundo as suas principais declarações alem da frase já destacada:

“Não existe Lei além de Faze O Que Tu Queres. Tudo o que você tem a fazer é ser você mesmo, fazer sua vontade e regozijar. A palavra da Lei é Thelema (Vontade). Todo mal é relativo, aparente ou ilusório. Sua raiz está sempre na dualidade. Portanto, a solução de qualquer aparente situação maligna consiste em se buscar a Unidade.”

Podemos perceber a referência a alta individualização de Crowley quando coloca a busca pela unidade como solução de uma situação maligna. Continuando o analise do texto de Crowley:

Tu tens que Descobrir qual é a Tua Vontade; e Fazer essa Vontade com, propósito único; desprendimento; e paz. Então, e apenas então, estás tu em harmonia com o Movimento das coisas, tua vontade é parte da Vontade e, portanto, iguala-se à Vontade de Deus. E desde que a vontade é apenas o aspecto dinâmico do eu, e desde que dois entes não poderiam possuir vontades idênticas, então, se tua vontade for a Vontade de Deus, Tu és Aquilo. E, se tu estás certo de tua Vontade e certo de teus meios, então, quaisquer pensamentos ou atos que contrariem esses meios, contrariarão também a tua Vontade. Vossa razão mesma vos atacará, dizendo: como pode uma escravidão tão estrita ser o Caminho para a Liberdade? Perseverai. Quando as tentações tiverem sido sobrepujadas, quando a voz da razão tiver sido silenciada, então vossa alma pulará avante e desimpedida em seu curso escolhido. E, pela primeira vez, vós experimentareis o extremo deleite de serdes Mestre de vós Mesmos, e, portanto, Mestre do Universo. Razão e fé são equivalentes, pois toda e qualquer razão, de certa forma, é fideísta, e toda e qualquer fé, de certa forma, é racional, ainda que, generalizadamente, seja aceito esta última – a fé – possa ser tida como irracional.”

Crowley coloca a “razão como igual a fé”, uma oposição em cima de qualquer conceito dogmático onde estabelece a fé como o “alto - crer”. Conclua-se que a fé sem a idealização da razão do “ser” define-se como uma convicção cega.

Seguindo as Leis De Thelema:
A lei do forte: esta é a nossa lei e a alegria do mundo.
Faze o que tu queres há de ser toda a lei.
Tu não tens direito a não ser fazer a tua vontade.
Faze aquilo e nenhum outro dirá não.
Todo homem e toda mulher é uma estrela.
Não existe deus senão o homem.
(poética em destaque).
1. 0 Homem tem o direito de viver por sua própria lei, viver da maneira que ele quiser, trabalhar como ele quiser, brincar como ele quiser, descansar como ele quiser, morrer quando e como ele quiser...
2. 0 Homem tem o direito de comer o que ele quiser, beber o que ele quiser, morar onde ele quiser, mover-se como ele quiser sobre a face da terra...
3. 0 Homem tem o direito de pensar o que ele quiser, falar o que ele quiser, escrever o que ele quiser, desenhar, pintar, lavrar, estampar, moldar, construir como ele quiser, vestir o que ele quiser...
4. 0 Homem tem o direito de amar como ele quiser...
"tomai vossa fartura e vontade de amor como quiserdes,
quando, onde e com quem quiserdes.
5. 0 Homem tem o direito de matar esses que quereriam contrariar estes direitos.
“Os escravos servirão.
"Amor é a lei, amor sob vontade.


Referencia bibliográfica:

CROWLEY, Aleister. Os Livros de Thelema. [s.l.]: Madras, 1997.